quarta-feira, 2 de março de 2011

PMA/MS divulga balanço final da “Operação Piracema”

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS) divulgou nessa terça-feira, 1, o balanço final da “Operação Piracema”, encerrada na segunda-feira por conta do término do período em que acontece o fenômeno de reprodução dos peixes, a piracema.  Do começo de novembro até o último dia 28 foram apreendidos 984 kg de pescado irregular, a quantidade mais baixa desde 1998, o primeiro ano da fiscalização intensa.
Nos últimos quatro meses, 69 pessoas foram presas praticando a pesca ilegal nos rios sul-matogrossenses.
Segundo a PMA, os resultados se dão por conta da estratégia adotada nas últimas piracemas, de concentrar a fiscalização em pontos críticos, como cachoeiras e corredeiras. Grande parte dos pescadores foi presa no momento em que armavam os petrechos de pesca.
Comparando com a última piracema, os números caíram. No período 2009/2010, foram apreendidos 1.790 kg de pescado e 98 pessoas foram presas.
Mato Grosso do Sul é um dos estados mais procurados por pescadores. O Estado tem diversidade de rios, de espécies esportivas e conta a seu favor a proximidade de São Paulo, onde está concentrada a maioria dos praticantes da pesca no País.

fonte:revistapescaecompanhia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário